sexta-feira, dezembro 22, 2006

CMMI 3 - Este desafio é meu!



Compartilhando

Pessoal, finalizamos hoje a última etapa de entrevistas do nosso pre-appraisal.
Gostaria de compartilhar com vocês as minhas impressões e como elas foram evoluindo durante os três dias.

Gap's e caminhos

No primeiro dia, quarta-feira, fiquei extremamente preocupado com o andamento das entrevistas.
Estávamos identificando gap’s que não haviam aparecido na avaliação anterior.
Gap’s que não apareceriam de outra forma que não fosse em entrevistas. Poderíamos ficar dias e mais dias avaliando nosso Portal, que não os encontraríamos. E o que me chamou a atenção foram duas coisas:
  1. Resolver estes gap’s apontados certamente nos fará melhores desenvolvedores de software, ou seja, não estamos falando de atender ao CMMI, mas de fazermos melhor o nosso trabalho!
  2. Os caminhos para as soluções já apareceram durante as entrevistas, em muitos casos fornecidos pela nossa própria equipe!

Foi mais ou menos ao me deparar com este raciocínio que percebi que havia esquecido de dois (talvez os maiores) objetivos de um APPRAISAL:

  1. Envolver e motivar a equipe.

  2. Evoluir o processo como um todo.

Olhos brilhando

De novo mudei minhas percepções e sentimentos. Estava claro que a equipe avaliadora estava pegando mais pesado que a equipe anterior, porém nosso time estava reagindo de forma diferente: se na avaliação de maio as pessoas saiam da sala de entrevistas “arrasadas”, desta vez saímos (e me incluo neste grupo) com os olhos brilhando!
Apesar de termos pontos fracos escancarados durante as entrevistas, estávamos certamente aprendendo a superá-los!

Maturidade

E é aqui que fiz minha última (por enquanto) reflexão e mudança de impressão: percebi o significado do primeiro M de CMMI: MATURIDADE! A diferença da FórumAccess de maio para hoje é que somos uma empresa mais madura! Soubemos passar por um processo de avaliação extremamente crítica, tivemos a humildade de ouvir as críticas e a sabedoria de criar soluções.
Fico feliz com este resultado! Ainda mais nesta época do ano, quando as pessoas costumam avaliar o ano que se encerra e fazer planos para o ano que logo se iniciará.
Em última instância é isso o que estamos fazendo de uma forma extremamente madura!
Por isso, desejo de coração parabéns a todos, com um feliz Natal e um próspero 2007!

Raul Burd
Diretor de Qualidade