quarta-feira, março 07, 2007

Vamos para a 1.2!!!

Olá, pessoal!

Bom dia!

Não sei se vocês já navegaram pelo site do SEI (Software Engineering Institute, a entidade mantenedora do CMMI). Caso alguém tenha dado uma passada por lá nos últimos meses deve ter percebido que desde o final de agosto a versão do CMMI mudou (de 1.1 para 1.2).

Como toda migração bem planejada, desde 2005 o SEI tem falado sobre o lançamento da nova versão do CMMI. Eles também divulgaram o plano para as empresas que já passaram pela avaliação na versão 1.1 e para quem estivesse em fase de adequação ao CMMI no período do lançamento da versão 1.2 (ou seja, nosso caso):

  • 25 de Agosto, 2006 - As avaliações SCAMPI A V1.2 serão válidas por um período de 3 anos. As avaliações SCAMPI A V1.1 serão válidas por um período máximo de 3 anos ou 1 ano após a liberação da versão CMMI v1.2, o que ocorrer mais tarde.
  • 01 de Janeiro, 2007 - O curso Introduction to CMMI Version 1.2 passa a ser o único curso reconhecido pelo SEI. Ou seja, em 2007 alunos participando de curso com a versão atual (V1.1) não serão aceitos pelo SEI.
  • 31 de Dezembro, 2007 - Após esta data, uma avaliação usando a versão CMMI 1.1 ou a versão 1.1 do SCAMPI, não será mais aceita como avaliação oficial.

Conclusão: Considerando que nosso appraisal está agendado para o mês de maio, podemos, sem problemas, realizar a avaliação na versão 1.1 do CMMI.

Mas desde o final do ano passado temos conversado sobre os impactos de realizar a avaliação já na versão 1.2 do CMMI. Há duas semanas tomamos nossa decisão.

Para realizar o SCAMPI é necessário montar uma equipe avaliadora, essa equipe será composta por pelo menos três colaboradores da FórumAccess. Esses colaboradores precisam realizar um treinamento oficial de CMMI (Introduction to CMMI). Como vocês já devem imaginar, esse treinamento é ministrado por um instrutor autorizado pelo SEI, e tem um valor bem alto (considerando que é um curso de três dias).

O treinamento oficial da versão 1.1 do CMMI foi descontinuado em janeiro. Por esse motivo, se quiséssemos fazer a avaliação na versão 1.1, nossa equipe faria o treinamento oficial da versão 1.2 e depois seria necessário um downgrade (que obviamente teria mais um custo razoável, por ser ministrado por alguém autorizado pelo SEI) para a versão 1.1. (Eita coisa complicada!!!)

Ao tomarmos conhecimento desse processo "pouco complicado", retomamos a análise do impacto
para realizar a avaliação na versão nova do CMMI.

Como toda mudança de versão, existe um impacto a ser considerado. Mas na análise que fizemos junto com o Renato Volpe (consultor da ASR Consultoria) concluimos que as mudanças não vão alterar de forma significativa o nosso PDS (Processo de Desenvolvimento de Software).

Nesse momento, estamos em contato com o Mark Amaya (Lead-Appraiser que vai realizar nossa avaliação) para alinhar algumas questões da avaliação na nova vesão do CMMI. Na sequência, vamos colocar em execução nosso plano de adequação do PDS à versão 1.2 do CMMI.

Assim que fecharmos as questões com o Mark, divulgaremos o plano de adequação.

Se quiserem conhecer em detalhes as novidades da versão 1.2 do CMMI acessem o site Details of Changes to CMMI in Version 1.2.

Fiquem a vontade para postar seus comentários ou enviar e-mails.

Muito obrigado e até o próximo post!

Um abraço,

Alessandro.

Marcadores: , ,